Comer
mal é tão prejudicial à
saúde quanto fumar

Manter
uma dieta que não seja rica em
peixes, frutas, legumes e verduras é
tão ruim para a saúde quanto
fumar, afirmou na segunda-feira um estudo
da agência de saúde da Holanda.
O
estudo, que será usado pela Autoridade
Européia de Segurança Alimentar
para analisar os riscos de alimentos e
dietas, concluiu que, "de todos os
fatores da dieta, o consumo insuficiente
de peixes, frutas, legumes e verduras
é o que provoca mais casos de doenças
sérias e de morte na Holanda".
"Considerando não só
as mortes, mas também os anos de
incapacidade grave, os hábitos
nutricionais pouco saudáveis causam
tantos prejuízos à saúde
quanto o fumo", disse o Instituto
Nacional para a Saúde Pública
e o Meio Ambiente da Holanda (RIVM).
"A
composição pouco saudável
da dieta é responsável,
atualmente, pela redução
de 1,2 ano na expectativa de vida de uma
pessoa holandesa de 40 anos de idade,
enquanto a obesidade retira 0,8 ano".
Cerca
de 75 por cento dos 16 milhões
de habitantes da Holanda consomem frutas,
legumes e verduras em quantidades inferiores
às recomendadas, afirmou o trabalho,
que utilizou dados retirados de estudos
holandeses anteriores sobre saúde
pública e hábitos alimentares.
A
má alimentação provoca
cerca de 13 mil mortes por ano na Holanda,
em decorrência de diabete, doenças
cardiovasculares e câncer, enquanto
a obesidade mata por volta de 7.000 pessoas
por ano, devido a doenças cardíacas
e câncer, afirmou o relatório.
Os
pesquisadores do RIVM recomendaram que
os governos do mundo todo incentivem a
alimentação saudável
para melhorar a saúde das pessoas.
Os
cientistas holandeses também disseram
que cerca de 25 por cento das mortes causadas
por doenças graves decorrentes
do excesso de peso seriam evitadas se
todos os adultos perdessem 3 quilos.
"Iniciativas
para reduzir o consumo de gordura saturada
e trans e de aumentar o consumo de peixe,
frutas, verduras e legumes poderiam, em
particular, salvar muitas vidas".
As
gorduras saturadas e trans ¿ que
têm origem animal ou vegetal ¿
elevam os níveis de colesterol
e o risco de doenças cardíacas.
O
chefe da Autoridade Européia de
Segurança Alimentar, Herman Koeter,
que recebeu uma cópia do trabalho,
disse na nota emitida pelo RIVM que o
estudo será um documento importante
no continente para analisar o risco de
determinados alimentos e dietas.