Jaciara - MT,
   
  Enquete
 
 
 
Jaciara Agora
 
Conhecidos como ‘Irmãos Coragem’, produtores em MT contam história de luta e sucesso através do cooperativismo

Postado em: 13/10/2017 10:36:20

Irmãos Coragem. Assim são conhecidos os irmãos Alberto, Lidio e Anselmo Chiapinotto, que saíram do interior do Rio Grande do Sul em 1989 com destino a uma pequena fazenda em Jaciara (145 km de Cuiabá), onde construíram o seu futuro através de muita luta e da confiança no cooperativismo. Os produtores rurais são associados do Sicredi: “Tem que ter união”.

Leia mais:
Capital do cooperativismo dá aula sobre como a 'união' pode transformar uma cidade; fotos
 
“Minha vontade sempre foi de vir para Mato Grosso. Aqui tinha áreas maiores, capacidade de expandir. Aquele lugar que estávamos, em Doutor Maurício Cardoso (RS), era pequeno. Nós vendemos a terra que tínhamos, para ter um dinheiro quando chegasse aqui e viemos”, disse Lidio.
 
Lidio e Anselmo foram os primeiros a sair de casa: “Foi no dia 01º de agosto de 1989. Só chegamos a Jaciara três dias depois, aqui nesta mesma fazenda ‘Santa Maria’. Viajamos dentro de um Corsel. Todo mundo nos chamava de irmãos coragem, pela nossa história e coragem de largar tudo no Sul e vir para cá”.
 

 
Os Chiapinotto ainda lembram toda a dificuldade enfrentada: “A gente veio para cá com muita dificuldade, mas com vontade de prosseguir. Aqui, com a gente, não cabe individualismo, não pode ter. O que tem é união, os três irmãos têm que somar”, explicou Lidio.
 
Os produtores acreditam tanto na filosofia de cooperativismo que se associaram ao Sicredi e agradecem pelo trabalho desempenhado pela empresa. Lidio garante que essa proximidade dos colaboradores com os clientes e a parceria, que envolve confiança mútua, é a receita para o sucesso.
 
Em Mato Grosso, a responsável pelas operações é a Sicredi Centro Norte. Em todo o Estado, são 136 agências, instaladas em 108 municípios. No total, são mais de 325 mil associados (números estimados em agosto de 2017). A empresa teve crescimento de 4,2% nos ativos, passando de R$ 7,1 bilhões para R$ 7,4 bilhões, de 2015 para 2016.
 
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, lembrou que os municípios que tem cooperativas ativas "tem o IDH 10% mais alto que das cidades que não tem. São vários os exemplos de que esse pode ser o caminho para um mundo melhor. Em plena crise, nós conseguimos ter resultado positivo, desenvolver e não vamos parar".
 
Cooperativismo
 
O cooperativismo é um instrumento de organização econômica da sociedade. Criado na Europa no século XIX, caracteriza-se como uma forma de ajuda mútua por meio da cooperação e da parceria.
 
Tendo como base a associação voluntária de pessoas em torno de um objetivo comum, as cooperativas reúnem milhões de pessoas ao redor do mundo em projetos que geram renda, e oportunidade de trabalho e promovem o desenvolvimento regional.
 
Entre os diversos tipos de associação cooperativa estão as cooperativas de crédito. Criadas para oferecer soluções financeiras de acordo com as necessidades dos associados. Elas são um importante instrumento de incentivo para o desenvolvimento econômico e social. Isto porque utilizam seus ativos para financiar os próprios associados, mantendo os recursos nas comunidades onde eles foram gerados.
 
Na América Latina, o cooperativismo de crédito teve início em 1902, na localidade de Linha Imperial, município de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, pelas mãos do padre suíço Theodor Amstad.  Hoje, essa cooperativa faz parte do Sicredi com o nome de Sicredi Pioneira RS.

Fonte: www.olhardireto.com.br
 

 
0 Comentário(s)
 
Postar Comentário
 
Nome:
E-mail:
Comentário:
 
 
Veja Também

2